Colégio Adventista do Jardim Europa

Unidade - Jardim Europa

Goiânia - GO

Projeto Os Cinco Sentidos

08/11/2011 às 15:35 | Claudia Kenea

              

                                                                                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 PROJETO: OS CINCO SENTIDOS

 

1-    Identificação

Escola: Colégio adventista Jardim Europa e Colégio Adventista Setor Pedro Ludovico

Entidade Mantenedora: Inst. Adv. Central Bras. de Educ. e Assist. Social

Nome do projeto: Os cinco sentidos

Responsáveis pelo projeto: Professoras dos 1°s  anos  EF - Maria de Jesus (CAJE ), Paula Marina (CAJE) e Cátia Lêdo (CASPL).

Data da elaboração: Setembro/2011

Clientela a ser atendida: Educandos de 06 a 08 anos

Período de execução: 10/10/2011 a 14/12/2011

2-    Justificativa

     Sabemos que os conteúdos escolares não são aprendidos somente pela memorização, eles requerem mais que isso, uma nova construção conceitual.

 O desafio do educador é organizar atividades escolares a partir de estudos e pesquisas atuais em todas as áreas do conhecimento.

 O projeto cinco sentidos surgiu da curiosidade nata em toda criança de “aprender”. Dos tantos “porquês” que somos deliciosamente bombardeados todos os dias em sala de aula.

 Por isso, nossa prática pedagógica se fixa em dois pontos:

.A participação construtiva do aluno no processo de aprendizagem;

.A necessidade de intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos;

Vale ressaltar que o trabalho com projetos permite o desenvolvimento de capacidades para que a criança possa estabelecer relações, manifestar opiniões, elaborar hipóteses identificar soluções, buscar informações e confrontar ideias com os colegas. Estes conhecimentos ao serem explorados e otimizados serão importantes para o desenvolvimento do aluno em todos os aspectos: físico, social, intelectual e moral.

3-    Integração Fé e ensino

    Deus em sua sabedoria nos deu cinco sentidos que são muito importantes para a nossa vida diária.

Sua palavra diz que “nosso corpo é templo do Espírito Santo” (I Coríntios 6:9).

Ao perceber o quanto foram feitos com carinho pelo nosso Criador, os alunos poderão tomar atitudes de respeito pelo próprio corpo e desenvolver  espírito de gratidão pelos cinco sentidos criados  por Jesus.

4-    Objetivos gerais

.Ampliar o conhecimento dos alunos sobre os órgãos dos sentidos;

.Conhecer alguns aspectos específicos de cada sentido para valorizá-los e preservá-los;

.Participar de situações que evidenciem a necessidade de busca de informações em diferentes fontes: relatos de pessoas, pesquisa em revistas, livros, bíblia, etc.

.Explorar diferentes objetos e materiais para ampliar a percepção do aluno;

.Reconhecer e estabelecer atitudes de respeito e valorização pelos cinco sentidos;

5-    Problematização:

.Quais são os cinco órgãos dos sentidos?

.Com os órgãos dos sentidos percebemos o ambiente ao nosso redor. Essas habilidades foram feitas por quem?

.Qual a importância de cada órgão dos sentidos?

.Como posso utilizar cada órgão dos sentidos sem prejudicá-lo?

.Quais atitudes deverão demonstrar a Deus que sou grato pelos cinco sentidos que Ele me deu?

6-    Metodologia

.Leitura e interpretação de diferentes tipos de texto: verbal e não verbal;

.Leitura de livros literários;

.Filmes;

.Pesquisas;

.Músicas;

.Atividades escritas;

.Experiências;

.Degustação de alimentos;

.Percepção auditiva: Discriminação de sons;

.Percepção tátil: diferentes objetos e livros em braile;

.Brincadeiras;

.Passeios;

 

7-    Sugestões Literárias

.Bíblia

.Visão-(Mandy Suhr e Mike Gordon)

.Meus Sentidos-(Charlotte F. Lessa)

.Mãos de vento e Olhos de dentro-(Lô Galasso)

.A boca

.Rafaela Tagarela

.Nariz-(Angelo Machado)

. ...

 

8-    Músicas

.Mãos - (Hinário Adventista)

.Eu quero louvar a Deus-(Tia Cecéu)

. Cuidado Olhinho com o que vê (olho, boca, mão e pé)...

. ...

 

9-    Avaliação

A avaliação será contínua, atendendo os seguintes aspectos: investigativa, diagnóstica, mediadora e formativa.

 

 

10- CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

Aula / Conteúdos

Experimento

Atividade complementar

Introdução do projeto:  Os sentidos

 

Livro literário:

.Meus sentidos (Charlotte F. Lessa).

Aula 1 - visão

Experiências:

.Ilusão de ótica;

.Leitura em braile;

 

Livro literário:

.Visão (Mandy Suhr e Mike Gordon)

 

Aula 2 -

Audição

Experiências:

.Discriminação auditiva; (cd com vários tipos de sons)

.Experiência das colheres;

 

*Linguagem de sinais; (libras)  *Músicas:

.Infantil

.Clássica

.Sacra

.Eletrônica

. Brincadeira do telefone sem fio.

Aula 3 -

Paladar

Experiência:

.Degustação de alimentos para reconhecer os sabores. .Identificar alimentos com olhos e nariz tapados;

Livro literário:

.A boca

.Rafaela tagarela

 

Aula 4 –

Tato

Experiência:

.Descobrindo com o tato;

 

Aula 5 –

Olfato

Experiência:

.Produção de um perfume;

Leitura do livro literário:

.Nariz (Angelo Machado)

Aula 6 –

Os sentidos

Conclusão e fixação de conteúdos;

 

                               

Compartilhe:

1 Comentário

Deixe um comentário

natalha

#1

qual filme vc utilizou

Comentar:

Por favor, o assunto do seu comentário precisa ser relevante ao tema do artigo. Não use este espaço para fazer propaganda. Seu comentário será enviado a um administrador do site, após análise será publicado.